16 de out. de 2017

GALERIA DOS GRANDES MESTRES HOMENAGEIA O SAUDOSO"TIÃO CARREIRO"



24 anos sem Tião Carreiro, a história de uma lenda continua...
O mês de outubro ficará marcado para sempre na memória da família sertaneja, foi o mês onde se despediu para sempre o grande Tião Carreiro. Nesse ano de 2017 completa-se 24 anos sem o mestre dos violeiros.
José Dias Nunes, o Tião Carreiro, nasceu em Montes Claros, Minas Gerais no dia 13 de dezembro de 1932. Ainda criança veio para o interior paulista onde viveu com a família na região de Araçatuba. Morreu no dia 15 de Outubro de 1993.
Antes de ser chamado de Tião Carreiro, José, havia se apresentado como Zezinho, junto com Lenço Verde e Palmeirinha, depois Coqueirinho com Tietêzinho. Também adotou os nomes de Zé Mineiro e João Carreiro, para depois virar o grande Tião Carreiro. O nome Tião Carreiro veio em definitivo no ano de 1957 sugerido pelo compositor e produtor Teddy Vieira.
Além da belíssima e inesquecível dupla com Pardinho, Tião também fez parceira com Carreirinho, Paraíso e Praiano.
Tião gravou com Carreirinho 09 discos de 78 rpm e 01 Lp. Com Pardinho foram 18 discos de 78 rpm, e 41 Lps e alguns compactos simples e duplos. Com Paraíso lançou 04 Lps. Já Praiano foi 01 Lp, o último do Tião. A maioria desses discos já foram relançados em Cds.
O Pagode Sertanejo foi criado por Tião Carreiro, quando batendo nas cordas de sua viola, conseguiu fazer a junção com o violão, os compositores Lourival dos Santos e Teddy Vieira ouviram o novo ritmo, disseram parece um pagode e assim ficou registrado transformando para sempre Tião Carreiro em Rei do Pagode e da Viola.
No ano de 1970, o filme Sertão em Festa de Oswaldo de Oliveira, história original de Cornélio Pires estreou no cinema nacional com a participação de Tião Carreiro e Pardinho. Sucesso absoluto.
Algumas Peças teatrais ficaram marcadas na carreira da dupla.
"O Mineiro e o Italiano", um melodrama baseado na música e "Pai João" um drama de um velho carreiro. Estes eram apresentados pela dupla após os show realizados pelo Brasil.
Tião Carreiro, com seu carisma e talento, exercia uma magia sobre as pessoas, tendo conquistado um publico fiel, que mesmo após 21 anos de sua morte continuam cultuando o ídolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário